Rastreador TK-103
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Re: Rastreador TK-103
Toda bateria incha com o passar do tempo, e se usada de forma errada incha em menos tempo.
Pode ser substituída sim. Tem que abrir o aparelho e soldar outra no lugar. Você só consegue ela na china, aqui não se vende.
Pode ser substituída sim. Tem que abrir o aparelho e soldar outra no lugar. Você só consegue ela na china, aqui não se vende.
Re: Rastreador TK-103
Coloquei um sensor de shock.Será que eu poderia sustituir esse sensor por um de mercúrio, cortando o sensor de shock e emendando os fios aproveitando o conector original?
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Re: Rastreador TK-103
Essa gambiarra eu nunca fiz...rsrs
Re: Rastreador TK-103
Kkkkk sou a rainha da gambiarra!
Ia montar uma luz de freio mas, acabei comprando o kit da givi.
Baseada nos rabichos da luz de freio, montei um esquema para que o sensor usado na abertura de porta, monitorase a abertura do baú. Agora meu baú tem alarme...
Ia montar uma luz de freio mas, acabei comprando o kit da givi.
Baseada nos rabichos da luz de freio, montei um esquema para que o sensor usado na abertura de porta, monitorase a abertura do baú. Agora meu baú tem alarme...

Editado pela última vez por Drinna123 em 05 Out 2015, 20:10, em um total de 1 vez.
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Re: Rastreador TK-103
Legal... 

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Re: Rastreador TK-103
Pessoal bom dia.
Trabalho atualmente com vários aparelhos TK103TK103-B-Coban, instalado sem clientes para gerenciamento de frotas. Esse modo (less gprs), não tem qualquer probabilidade de economia de bateria, quando digo bateria falo da bateria interna do equipamento e também da bateria do veículo (carro-moto ou caminhão). Esse modelo Less GPRS, tem uma unica função:
Após o veículo ter estacionado (parado), o módulo estando com este comando ativo, começa a contar para entrar em modo sleep (stand-by). Neste processo o equipamento começa uma contagem interna de 10 minutos...
Se neste tempo de 10 minutos, o veículo não deslocou GPS e não teve ignição ligada e está em velocidade (zero), o módulo coloca o modem GPRS pra dormir, ou seja, o módulo TK está ligado e com os leds trabalhando normalmente e consumindo normalmente a bateria do veículo.
Qualquer deslocamento GPS que ocorra em modo sleep ou mesmo a ignição do veículo ser acionada, o módulo GPRS volta a conectar depois de 2 minutos aproximadamente
Como trabalho com chips de APN privada e não pública, preciso ter economia de tráfego GPRS para envio de coordenadas para a central (sistema rastreamento), e com isso tenho alguns ganhos até o fechamento do ciclo de cobrança da operadora.
Espero ter ajudado de alguma forma
Trabalho atualmente com vários aparelhos TK103TK103-B-Coban, instalado sem clientes para gerenciamento de frotas. Esse modo (less gprs), não tem qualquer probabilidade de economia de bateria, quando digo bateria falo da bateria interna do equipamento e também da bateria do veículo (carro-moto ou caminhão). Esse modelo Less GPRS, tem uma unica função:
Após o veículo ter estacionado (parado), o módulo estando com este comando ativo, começa a contar para entrar em modo sleep (stand-by). Neste processo o equipamento começa uma contagem interna de 10 minutos...
Se neste tempo de 10 minutos, o veículo não deslocou GPS e não teve ignição ligada e está em velocidade (zero), o módulo coloca o modem GPRS pra dormir, ou seja, o módulo TK está ligado e com os leds trabalhando normalmente e consumindo normalmente a bateria do veículo.
Qualquer deslocamento GPS que ocorra em modo sleep ou mesmo a ignição do veículo ser acionada, o módulo GPRS volta a conectar depois de 2 minutos aproximadamente
Como trabalho com chips de APN privada e não pública, preciso ter economia de tráfego GPRS para envio de coordenadas para a central (sistema rastreamento), e com isso tenho alguns ganhos até o fechamento do ciclo de cobrança da operadora.
Espero ter ajudado de alguma forma
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Re: Rastreador TK-103
Você está certo, alexlenave. A função ''less'' não diminui o consumo de bateria, diminui apenas o consumo de dados do chip, e evita que o aparelho passe o dia e noite riscando o mapa com variação de posição quando o veículo está parado. Testei com o multímetro e ví que não faz diferença no consumo da bateria.
Já com a função sleep o consumo diminui.
Fiz os testes de consumo no GPS303, e acho que com o TK103 não é diferente. Cheguei a esses resultados:
Consumo do aparelho em funcionamento normal: 40mA
Consumo do aparelho em standby no modo sleep: 17mA
Com o modo sleep o consumo foi reduzido pra menos da metade.
Pra habilitar essa função no TK103 é com o comando sleep123456(espaço)on
Pra habilitar essa função no GPS303 é com o comando sleep123456(espaço)deepshock
Lembrando que a bateria interna do aparelho somente é utilizada quando não tem energia externa, vindo da bateria do veículo.
Já com a função sleep o consumo diminui.
Fiz os testes de consumo no GPS303, e acho que com o TK103 não é diferente. Cheguei a esses resultados:
Consumo do aparelho em funcionamento normal: 40mA
Consumo do aparelho em standby no modo sleep: 17mA
Com o modo sleep o consumo foi reduzido pra menos da metade.
Pra habilitar essa função no TK103 é com o comando sleep123456(espaço)on
Pra habilitar essa função no GPS303 é com o comando sleep123456(espaço)deepshock
Lembrando que a bateria interna do aparelho somente é utilizada quando não tem energia externa, vindo da bateria do veículo.
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Re: Rastreador TK-103
Ok Premier, exatamente isso.
Estou agora de uma forma a interpretar o funcionamento do comando de tempo (fix...) dos TK´s da COBAN e não acho nada para resolver meu caso, senão vejamos:
99% das pessoas que conheço e trabalham com os TK´s, por padrão enviam comandos de ativação do tempo da seguinte maneira: a-) SMS com comando (fix060s***n123456), e sabemos que isso envia a cada 1 um minuto posição para o sistema ou por SMS da posição do veículo.
Eu fiz tempos atrás a mudança para o comando (fix005m001n123456), onde 005m é (5 minutos), e 001n, coleta uma psoição GPS válida para envio, no intuito de diminiuir ainda mais o consumo de GPRS dos chips, mas me parece que não resolveu.
Digo isso pois os arquivos de log que chegam no servidor estão ganhando tamanhos absurdos em torno de 3 até 4 megas no dia, mesmo estando em cinco minutos. Se você analisar as linhas dos log ele está enviando corretamente de 5 em 5 minutos, mas entre as linhas o TK fica coletando de 12 em 12 segundos coordenadas e enviando junto no pacote.
"Ora pipocas", na minha ideia é para enviar uma posição GPS válida a cada 5 minuto numa única linha e não enviar no pacotes de 12 em 12 segundos entre o intervalo de 5 minutos...se for analisar a risca o chip está consumindo a mesma coisa, ou até mais que o normal, pois se existe arquivo de log disso, é porque trafegou no chip concordam?
Acho interessante esse tema
Estou agora de uma forma a interpretar o funcionamento do comando de tempo (fix...) dos TK´s da COBAN e não acho nada para resolver meu caso, senão vejamos:
99% das pessoas que conheço e trabalham com os TK´s, por padrão enviam comandos de ativação do tempo da seguinte maneira: a-) SMS com comando (fix060s***n123456), e sabemos que isso envia a cada 1 um minuto posição para o sistema ou por SMS da posição do veículo.
Eu fiz tempos atrás a mudança para o comando (fix005m001n123456), onde 005m é (5 minutos), e 001n, coleta uma psoição GPS válida para envio, no intuito de diminiuir ainda mais o consumo de GPRS dos chips, mas me parece que não resolveu.
Digo isso pois os arquivos de log que chegam no servidor estão ganhando tamanhos absurdos em torno de 3 até 4 megas no dia, mesmo estando em cinco minutos. Se você analisar as linhas dos log ele está enviando corretamente de 5 em 5 minutos, mas entre as linhas o TK fica coletando de 12 em 12 segundos coordenadas e enviando junto no pacote.
"Ora pipocas", na minha ideia é para enviar uma posição GPS válida a cada 5 minuto numa única linha e não enviar no pacotes de 12 em 12 segundos entre o intervalo de 5 minutos...se for analisar a risca o chip está consumindo a mesma coisa, ou até mais que o normal, pois se existe arquivo de log disso, é porque trafegou no chip concordam?
Acho interessante esse tema
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Re: Rastreador TK-103
O comando fix005m001n123456 que escreveu acima seria pra enviar apenas 1 posição em 5 minutos, e não enviar mais. Já pra enviar 1 posição a cada 5 minutos por tempo indeterminado, seria o comando fix005m***n123456.
Sobre o envio que está recebendo a cada 12 segundos, você deve observar se o aparelho não está com alguns desses alertas ativados, como o de velocidade, de ACC, porta, move, pânico ou oil. Quando algum deles é acionado, geralmente envia sms para o celular administrador, e ao mesmo tempo envia log para o sistema com posição! Mesmo com comandos de standby ativados o apatelho não adormece. Com isso gera excesso no uso de dados do chip.
Então confira se nesse log não consta o tipo de alerta.
Sobre o envio que está recebendo a cada 12 segundos, você deve observar se o aparelho não está com alguns desses alertas ativados, como o de velocidade, de ACC, porta, move, pânico ou oil. Quando algum deles é acionado, geralmente envia sms para o celular administrador, e ao mesmo tempo envia log para o sistema com posição! Mesmo com comandos de standby ativados o apatelho não adormece. Com isso gera excesso no uso de dados do chip.
Então confira se nesse log não consta o tipo de alerta.
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Re: Rastreador TK-103
PremieerGPS obrigado pela ajuda até aqui. Honestamente acredito sim que possa ter algum ACC ativo nestes módulos, por isso esse envio de sucessivas a cada 12 segundos juntamente com a posição, bem como algum botao de panico não instalado corretamente pode estar gerando isso.
Eu farei uma vistoria em loco nestes módulos para visualizar possiveis falhas na instalação bem como visualizar estes acc ativos.
Eu farei uma vistoria em loco nestes módulos para visualizar possiveis falhas na instalação bem como visualizar estes acc ativos.