Rastreador TK-103

Luís Carlos
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Rastreador TK-103

Mensagem por Luís Carlos » 07 Mai 2013, 14:26

Tenho instalado na nossa Motocicleta (Bandit 1250S) um TK-103 B adquirido em outubro/2012 pela Internet com a Top Quality Sales. A instalação elétrica está perfeita, assim como a instalação física, entretanto fui surpreendido quando, após quatro dias parada, a bateria da Motocicleta descarregou (mostrava 3,83volts).
Se alguém souber, pergunto: É comum isso acontecer ou será deficiência do equipamento? Posso asseverar que a instalação elétrica está correta e a bateria da Motocicleta está com três meses de uso.

Gabriel
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Re: Rastreador TK-103

Mensagem por Gabriel » 07 Mai 2013, 17:29

Olá Luís,

Usando a forma de ligação em que o rastreador é alimentado constantemente pela bateria da moto é normal de ela acabe sendo descarregada depois de alguns dias parada. No entanto, pelo que sabemos há uma forma de instalar o rastreador de modo que ele somente utilize a energia da bateria da moto quando ela estiver ligada e ao desligá-la ele passe a usar a bateria interna.
O problema é que depois desses 4 dias, mesmo que você estivesse usando a ligação que alterna para o uso da bateria interna, o rastreador acabaria tendo sua bateria descarregada.
Att,
Gabriel
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Luís Carlos
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Re: Rastreador TK-103

Mensagem por Luís Carlos » 07 Mai 2013, 20:42

Ok, a dica é excelente. Estou fazendo alguns testes, entres eles o da bateria do rastreador, pois eventualmente pode estar defeituosa ou, de outra forma, já "desgastada". Um outro teste que entendo importante é saber o tempo em que o sistema funciona sem descarregar a bateria da Motocicleta, por exemplo, se suportar 24 horas sem descarregar a bateria da Motocicleta já satisfaz.
A título de informação: ao desligar a bateria da Motocicleta o sistema deveria me enviar uma mensagem, mas não enviou. No mesmo instante eu liguei para chip do rastreador, deu sinal de "telefone desligado", ou seja, a bateria do rastreador não mais o alimentava. Em sendo assim, surgiu a hipótese da bateria dele estar com problemas.
Vou tentar substituir a bateria do rastreador e fazer novo teste. Reprisando a situação, a solução que vejo é instalar um interruptor oculto para desligar quando a Motocicleta estiver em casa. Mas o liga/desliga do rastreador teria o mesmo efeito?

Gabriel
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Re: Rastreador TK-103

Mensagem por Gabriel » 08 Mai 2013, 11:01

Pelo seu relato a bateria do carregador parece mesmo estar com algum problema.
Nem todos os TK103 possuem botão de liga/desliga, mas se o seu aparelho possui, então ao acioná-lo você desligaria o dispositivo, no entanto, o rastreamento seria interrompido.
Já utilizando o interruptor, você apenas cortaria a alimentação da bateria da moto, e assim o rastreador passaria a utilizar sua bateria interna, sem parar o rastreamento.

Quanto a questão de autonomia da bateria da moto, você pode levar em alguém que possua um certo conhecimento de elétrica (caso você não tenha o conhecimento necessário) para fazer as medições ou então poderia fazer uma estimativa, deixando a moto parada com o rastreamento ativado e verificar por quanto tempo ele fica rastreando, pois ao descarregar a bateria da moto irá desligar o rastreador e parar o rastreamento. No entanto, essa forma de estimativa pode acabar danificando sua bateria, caso ela seja completamente descarregada.
Outro detalhe importante de lembrar é que o consumo do rastreador varia de acordo com o que ele estiver programado para fazer e o intervalo entre envio de coordenadas.

Informe depois qual a solução que você encontrou e os resultados. Estou curioso com o desfecho disso.

Abraço
Editado pela última vez por Gabriel em 08 Mai 2013, 11:03, em um total de 1 vez.
Att,
Gabriel
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ricardo.silveira
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Re: Rastreador TK-103

Mensagem por ricardo.silveira » 08 Mai 2013, 11:03

Tem como fazer um cálculo do consumo de energia do rastreador com a capacidade da bateria da moto para saber quanto tempo a bateria da moto suportaria o rastreador.
O consumo do rastreador não é linear.Quando está rastreando consome mais do que em "standby".
Mas fazendo um cálculo básico:
Como o adaptador de parede tem uma saida de 1000 mAmper (1 Amper), esse é o seria o consumo máximo do rastreador.
Então para uma bateria de 7 Amperes duraria algo em torno de 7 horas.
Um profissional de elétrica pode calcular melhor essa capacidade.

Nesse vídeo explica um pouco melhor o assunto.
http://www.youtube.com/watch?v=aLyChXBhMA4

Luís Carlos
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Re: Rastreador TK-103

Mensagem por Luís Carlos » 08 Mai 2013, 20:30

Fiz outros teste, inclusive comparei com o GPS que utilizo em nossa Motocicleta. Observei que o GPS, quando está ligado e operando, ele aquece e óbvio que, aquecendo, o consumo de energia aumenta. O tempo do nosso GPS (com a bateria interna dele) é de aproximadamente quatro horas.
Considerando que o rastreador opera também com GPS além do stand by do chip de celular, conclui que a bateria interna não pode operar por longo tempo, então o consumo da bateria da Motocicleta é inevitável. Enfim, concluo que não se trata de defeito e sim uma característica do equipamento.
Solução que encontrei (até que surja uma melhor): Instalar um botão liga/desliga, oculto, onde eu ligaria quando estivesse andando ou estacionado na rua (o que é muito difícil - ando em estrada), ou seja, em um período de 24h ainda teria a bateria da Motocicleta para dar a partida. Já em casa ou em estacionamento seguro desligaria o sistema através desse botão. O sistema ficaria operante até findar a carga da bateria dele (igual a um celular), já que o botão on/off do aparelho não funciona, ou seja, não liga nem desliga nada (pode ser defeito nesse botão).
Entre prós e contras, continuo acreditando que o rastreador com bloqueador supera em vantagens os demais sistemas de alarmes. Observem que não falo em marcas ou modelos, o nosso é um TK-103 B, mas poderia ser qualquer um outro, inclusive o mais recente, o Xexun XT009.
Se vocês possuírem GPS, verifiquem se aquecem e qual o tempo útil da carga da bateria interna.
Obs.: A situação aconteceu apenas e tão somente com o equipamento ligado, ou seja, nenhum comando foi dado. Mas ele ligado o GPS fica ativo, só que está em stand by para qualquer comando que o envolva diretamente.

Gabriel
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Re: Rastreador TK-103

Mensagem por Gabriel » 09 Mai 2013, 14:49

Luís,

O aquecimento da bateria não é algo considerado muito normal. Talvez a sua bateria esteja com algum defeito. Essas que acompanham os rastreadores não são de qualidade excepcional. Você tentou colocar uma outra bateria nele? Você pode substituir por uma bateria de qualidade melhor, desde que tenha exatamente as mesmas especificações que esse que acompanha o rastreador.
Quanto a autonomia da bateria, no nosso rastreador ela tem uma duração de algumas horas, mesmo usando algum tipo de rastreamento. Mais um indicativo de que sua bateria possa estar apresentando algum defeito.
Att,
Gabriel
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Gabriel
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Re: Rastreador TK-103

Mensagem por Gabriel » 10 Mai 2013, 16:14

Enviado: Sex Mai 10, 2013 01:36
De: Luís Carlos
Para: Gabriel
Não vejo o comando de Responder no Fórum.
Tenho feito testes, hoje (10/05) pela manhã, por exemplo, instalei a sirene. A zorra não funciona legal. Depois instalei o botão liga/desliga, aí aconteceu o seguinte:
Antes, quando não havia o tal botão, eu retirei o fusível que coloquei após a saída da bateria para poupar a carga, e tudo bem, o sistema funcionava muito bem.
Agora após o botão e sirene, quando desligo, ou seja, corto a alimentação do rastreador através da bateria da Motocicleta, o rastreador também corta a bomba de gasolina.
Continuo afirmando que a instalação está correta, então dos dois um, ou eu não estou sabendo configurar e operar ou a porcaria está com defeito.
Se puder, repasse isso para o fórum.
O interruptor não está ligado em um ponto ou de uma forma que afete a bomba de gasolina? Por exemplo, o fio da bomba de gasolina não está de forma alguma envolvido na ligação que você fez? A ligação do relé foi feita corretamente?

Lembrando também que é possível que seu rastreador esteja com defeito.
Att,
Gabriel
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Luís Carlos
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Re: Rastreador TK-103

Mensagem por Luís Carlos » 16 Mai 2013, 20:44

Rastreador/bloqueador GSM/GPRS/GPS TK-103 B
CONSIDERAÇÕES

O que se espera de um sistema de rastreador/bloqueador?
Obviamente que ele faça tudo que o fabricante promete, entretanto duas situações ocorrem: a primeira diz respeito ao funcionamento, pois nem tudo é como aparenta ser ou é dito que é; segundo porque a praticidade foi comprometida pelo excesso de funções.

Comprometimento da bateria da Motocicleta
Este é o principal fator de preocupação. Estando a Motocicleta estacionada por mais de trinta e seis horas o sistema consume a carga da bateria da Motocicleta impossibilitando dar a partida no motor. No teste a carga após 36:00h baixou para 3,83v não sendo possível dar partida no motor.
Nesse caso, entendemos que a solução seria automatizar o sistema no sentido de que só houvesse consumo da energia da Motocicleta quanto o equipamento estivesse no limite mínimo da carga da sua bateria interna.

Situação vivenciada
Buscando solucionar ou remediar a situação acima descrita, foi instalado um botão liga/desliga entre a bateria da Motocicleta e o fio vermelho (+ 12v), mas, ao desligar para poupar a carga da bateria da Motocicleta (estacionada na garagem) o TK-103 B cortou a energia da bomba de gasolina e disparou a sirene, porém, quando o botão é colocado na posição “Liga”, a bomba é liberada e a sirene para de tocar, ou seja, o sistema entende que houve ação de intruso.

Necessidades básicas(sugestões sob o aspecto Segurança)
1. Por default o sistema opera no modo tracker, não podendo ser alterado.
2. Manter o comando por SMS de corte de combustível (stop).
3. Informar a localização (address) quando e somente quando for solicitado.
4. Informar o status (check) do sistema, quando e somente quando for solicitado.
5. Automatizar o acionamento da bateria da Motocicleta quando a bateria do equipamento estiver no limite mínimo de operação, nesse caso é iniciado o procedimento de recarga automática inteligente.
6. Estando a Motocicleta estacionada, limitar automaticamente o consumo da bateria da Motocicleta em processo de recarga da bateria do rastreador, ou seja, estando a bateria da Motocicleta com 10 volts, interrompe-se o processo de recarga da bateria do rastreador, só retornando se o motor for ligado.
7. Disparo da sirene exclusivamente quando o sistema estiver armado (Motocicleta estacionada), podendo ser operado tanto com SMS quanto com o controle remoto (armar e desarmar), ou seja, se houver movimento na Motocicleta e/ou tentativa de acionamento do motor a sirene dispara e o combustível é cortado.
Estando a Motocicleta estacionada por mais de três minutos o rastreador é armado automaticamente, sendo desarmando pelo controle remoto ou SMS (disarm).
8. Não disparar a sirene quando acionado o botão de pânico. Uma vez acionado o botão de pânico o rastreador envia SMS (help) de socorro para os celulares cadastrados juntamente com as coordenadas ao tempo em que aciona automaticamente um temporizador para após cinco minutos bloquear o combustível e acionar a sirene. O disparo imediato da sirene é deveras perigoso para o dono da Motocicleta. Por outro lado, o temporizador acionado irá fazer a Motocicleta parar e soar a sirene a uma distância segura para o dono da Motocicleta.
Sob esse ponto de vista, o comando silent é desnecessário.
9. Envio de SMS se a bateria da Motocicleta for desconectada, mas NÃO proceder qualquer outro tipo de função como disparo de sirene e/ou corte de combustível, o rastreador APENAS avisa e se o proprietário da Motocicleta assim desejar, enviará o comando stop que neste caso acionará a sirene e cortará o combustível também.
10. Manter as configurações begin, password, admin, APN e arm, visto que as demais são desnecessárias à Segurança e, por vezes, confunde o usuário em uma situação de risco ou pânico.

Bem, entendo que os fabricantes procuram oferecer mais opções e sofisticações, entretanto seria de bom alvitre ouvir os proprietários para assim poder desenvolver seus produtos observando os aspectos de segurança. O excesso de opções de configuração entendo comprometer o objetivo final: segurança.

Rafael Costa Santos
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Registrado em: 21 Mai 2013, 19:51

Re: Rastreador TK-103

Mensagem por Rafael Costa Santos » 21 Mai 2013, 20:01

Ideias para Otimizar o uso do RASTREADO tk 103
ATENÇÃO: Ainda não testei e nem coloquei essa ideia em funcionamento !Apenas é uma ideia pois comprei um desses rastreador e já tow com problemas , pois ele não rastreia a moto quando ela estar desligada. A bateria não suporta nem duas horas !!
Vou testar esses procedimentos! E pedir ajuda a um técnico em eletrônica!
1º Passo: Trocar a bateria do rastreador! Colocar uma bateria de boa qualidade que dure pelo menos 24 horas , mas que tenha todas as especificações da que já veio no aparelho!
2º Passo: Colocar um interruptor que possa quando desligar a moto deixar o rastreador usando ou não a bateria da moto! Na verdade esse interruptor existe: em motos com partida elétrica , existe no lado do punho direito na maioria das motos com partida elétrica um Interruptor do motor geralmente um botão vermelho! Esse botão pode ser usado como um interruptor pois bem que sabemos quando a moto esta funcionando ele não pode ser acionado pois desligaria a mesma. Então quando você estiver andando a moto vai gerar carga pra o rastreador . após desligar você terá a opção de deixar o sistema usando a bateria da moto ou a bateria interna do rastreador! O melhor é que se sua moto for roubada o ladrão terá que acionar de qualquer forma a alimentação da bateria interna quando fazer funcionar a moto e se ele desligar a moto vai deixar o rastreio com a bateria interna do aparelho ou com a bateria da moto quando acionar ou não o botão vermelho!
3º Passo: Também uma solução nada convencional sera junto com todo esse sistema colocar um plugue de forma discreta ,para que se carregue a bateria interna do aparelho quando ele ficasse em casa por exemplo! Parou a moto , aciona o interruptor do motor pra ficar usando somente a bateria interna do rastreador ai pegaria uma fonte de alimentação plugada numa tomada e conectaria a esse plugue da moto , pronto não usaria nem a bateria da moto nem a interna do rastreador e sim a de casa!
LEMBRANDO È SO UMA IDEIA AINDA VOU TESTAR !

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