Como configurar Portal Mobiltracker e Rastreador por SMS

A FAQ contém as dúvidas mais comuns dos usuários do Mobiltracker
Gabriel
Mensagens: 581
Registrado em: 06 Mar 2013, 11:02
Contato:

Como configurar Portal Mobiltracker e Rastreador por SMS

Mensagem por Gabriel »

Neste tópico abordamos como pode ser feita a configuração do Portal e do rastreador enviando os comandos por SMS.
Para utilizar o Portal integrado com o dispositivo de rastreamento devem ser seguidos os passos a seguir:

Configuração do Portal

1) Acessar o Portal Mobiltracker (http://www.mobiltracker.com.br/portal/) e efetuar o cadastro no site;
Imagem24.jpg
Imagem22.jpg
2) Clicar em Dispositivo e informar um nome, o número de telefone, o IMEI do dispositivo e clicar em Salvar Alterações.
Imagem25.jpg
Configuração do Rastreador

Nesta etapa devemos enviar comandos para o rastreador por SMS com o objetivo de configurá-lo para enviar as coordenadas para o Portal Mobiltracker.
É importante observar que, em alguns casos, apresentamos mais de uma opção de comandos para realizar o mesmo tipo de configuração. Para definir qual será usado, o usuário precisará consultar o manual do seu rastreador para saber qual dos comandos é aceito pelo dispositivo de rastreamento.

1) Inserir um chip telefônico no rastreador. Ele deve obrigatoriamente possuir um plano de dados;

2) Configurar o APN
A informação inserida depende da operadora a que pertence o chip do rastreador. Enviar para o número do rastreador uma mensagem de acordo com a operadora utilizada, conforme informado abaixo:
Amazônia: apn123456 gprs.amazoniacelular.com.br
Brasil Telecom: apn123456 brt.br
Claro: apn123456 claro.com.br
Oi: apn123456 gprs.oi.com.br
Telemig: apn123456 gprs.telemigcelular.com.br
TIM: apn123456 tim.br
Vivo: apn123456 zap.vivo.com.br
Sercomtel: apn123456 sercomtel.com.br
CTBC: apn123456 wap.ctbc.br

OBS: aguardar a mensagem de resposta "apn ok!"

3) Configurar Usuário APN e Senha APN
Este comando também depende da operadora utilizada. Abaixo consta lista de Usuário APN e Senha APN de cada operadora:
Amazônia: Usuário: celular / Senha: celular
Brasil Telecom: Usuário: brt / Senha: brt
Claro: Usuário: claro / Senha: claro
Oi: Usuário: oi / Senha: oi
Telemig: Usuário: celular / Senha: celular
TIM: Usuário: tim / Senha: tim
Vivo: Usuário: vivo / Senha: vivo
Sercomtel: Usuário: sercomtel / Senha: sercomtel
CTBC: Usuário: ctbc / Senha: 1212

Alguns modelos podem aceitar diferentes tipos de comandos por SMS. Aqui listaremos 3 possibilidades. O usuário deve verificar no manual do seu rastreador qual desses comandos apresentados são aceitos pelo dispositivo para a configuração de Usuário APN e Senha APN.
- Para configurar Usuário e Senha separadamente, enviar as seguintes mensagens:
apnuser123456 usuario (substituir USUARIO pelo da operadora correspondente conforme informado acima);
apnpasswd123456 senha (substituir SENHA pelo da operadora correspondente conforme informado acima)

OBS: aguardar as mensagens de resposta "user ok!" e "password ok!".

- Para configurar Usuário e Senha juntos, enviar uma das seguintes mensagens:
up123456 usuario senha (substituir USUARIO e SENHA pelo da operadora correspondente conforme informado acima);
ou
user123456 usuario senha (substituir USUARIO e SENHA pelo da operadora correspondente conforme informado acima)

OBS: aguardar a mensagem de resposta "user, password ok!".

4) Configurar IP e Porta do Servidor
Verificar no manual qual das 2 opções apresentadas abaixo é aceita pelo rastreador e enviar mensagem com o comando correto.
adminip123456 54.232.86.64 30001
ou
ip123456 54.232.86.64port30001

OBS: aguardar a mensagem de resposta "adminip ok!"

5) Configurar rastreador para o modo de Dados
Enviar um dos 2 comandos informados abaixo. Verificar no manual do dispositivo qual é o comando aceito.
gprs123456
ou
web123456

Pronto, tanto o rastreador quanto o Portal estão configurados.
Para acompanhar o rastreamento pela web basta efetuar o login no Portal Mobiltracker e a localização de seu rastreador será mostrada no mapa, além de ser atualizada a cada nova coordenada recebida.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Att,
Gabriel
Equipe Mobiltracker

Mauricio2926
Mensagens: 1
Registrado em: 23 Abr 2013, 21:43

Re: Como configurar Portal Mobiltracker e Rastreador por SMS

Mensagem por Mauricio2926 »

Na tela do meu smartfone já consegui (seguindo os passos aqui descritos) COLOCAR NO MODO {DADOS}, mas ainda não consegui fazer com que o rastreador envie, e eu receba o seu posicionamento, nem no smatfone nem no portal via PC, o que pode estar dando errado?

Parabéns pelo site e portal, muito bonito!

Obrigado, Maurício. :?: :?: :?:

Gabriel
Mensagens: 581
Registrado em: 06 Mar 2013, 11:02
Contato:

Re: Como configurar Portal Mobiltracker e Rastreador por SMS

Mensagem por Gabriel »

Olá Maurício,

Você efetuou o cadastro no Portal? Inseriu corretamente o imei do seu rastreador?

Em caso afirmativo, poderia enviar por mensagem privada ou para o email contato.mobiltracker@mobiltracker.com.br o nome do usuário do portal para que possamos verificar o problema?
Att,
Gabriel
Equipe Mobiltracker

ricardo.silveira
Mensagens: 39
Registrado em: 20 Fev 2013, 16:58

Re: Como configurar Portal Mobiltracker e Rastreador por SMS

Mensagem por ricardo.silveira »

Mauricio, se você manda um sms check123456 o que seu rastreador responde?

louw
Mensagens: 1
Registrado em: 11 Mai 2013, 12:55

Re: Como configurar Portal Mobiltracker e Rastreador por SMS

Mensagem por louw »

Ola!

Estou conhecendo hj esse sistema de rastreamento usando um app no cel. Muito bom, mas tenho umas duvidas. (tentei achar o topico q melhor se encaixava com minhas duvidas, se nao é bem aki, me desculpe).

Eu ja uso o Tk-103 faz tempinho, porem, somente via sms.

Uma das minhas duvidas é, através do app, eu vou ter a possibilidade de controlar todas as funções do TK-103 (desligamento do motor, função "arm" , função "monitor" e etc..), ou seria apenas para o rastreamento mesmo?

E caso, seja somente rastreamento, depois de configurado certinho e o Tk 103 enviando localizações corretas. Caso eu queira usar as outras funções, poderei fazer normalmente como faço hj, através de sms? Quero dizer, pode funcionar simultaneamente, rastreamento via app, e por sms?

Obrigado.

Equipe Mobiltracker
Mensagens: 7
Registrado em: 29 Abr 2013, 11:19

Re: Como configurar Portal Mobiltracker e Rastreador por SMS

Mensagem por Equipe Mobiltracker »

Oi Louw
Muito pertinente suas dúvidas. Agradecemos sua participação, segue abaixo os esclarecimentos:

Uma das minhas duvidas é, através do app, eu vou ter a possibilidade de controlar todas as funções do TK-103 (desligamento do motor, função "arm" , função "monitor" e etc..), ou seria apenas para o rastreamento mesmo?
Hj o APP é focado no rastreamento. Em breve teremos novas funcionalidades.

E caso, seja somente rastreamento, depois de configurado certinho e o Tk 103 enviando localizações corretas. Caso eu queira usar as outras funções, poderei fazer normalmente como faço hj, através de sms? Quero dizer, pode funcionar simultaneamente, rastreamento via app, e por sms?
Sim, funciona simultaneamente. O fato de usares o APP Android não impede que envie comandos avançados para o rastreador.
A única observação é referente ao SMS de resposta dos comandos. Se o App estiver aberto ele entrará na caixa de mensagens do APP como "Comando desconhecido". Clicando na mensagem você poderá ver o detalhe do comando "desconhecido" que foi recebido.
Veja na imagem como será exibido uma mensagem desconhecida pela aplicação.
Neste caso foi enviado por fora da aplicação um comando de Move que ainda não é suportado.
cmd_desconhecido2.png
Qualquer dúvida adicional não deixe de entrar em contato.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Responder