dúvidas sobre rastreamento

A FAQ contém as dúvidas mais comuns dos usuários do Mobiltracker
Cida
Mensagens: 4
Registrado em: 04 Out 2013, 10:25

dúvidas sobre rastreamento

Mensagem por Cida »

Nunca operei um rastreador e tenho várias dúvidas. :? Paciência! Poderia me ajudar?
1- O aparelho em stand by tem alguma funcionalidade?, isto é, faz alguma outra coisa além de ligar automaticamente e enviar SMS para o celular em caso de movimentação do carro? Quando estiver em stand by existe algum registro de coordenadas que ficam memorizadas em algum local?
2-Quando a função escolhida é a de comunicação via internet ( no caso a opção de SMS para o celular estaria desabilitada) o sensor de movimento também funciona e envia informação no caso do veículo começar a se movimentar?
3- O histórico dos trajetos do carro ficam sempre registrados no portal da internet independentemente do modo de comunicação que estiver habilitado, seja por SMS no celular, seja pelo GPS?
4- Quando acessar a internet consigo ver as coordenadas atuais do carro ou consigo vizualizar todos os trajetos percorridos nas últimas horas, independentemente do “modo” selecionado?
5- Qual seria o modo de rastreamento mais eficiente para economizar bateria? Deixar no modo de comunicação por celular com acionamento por solicitação minha ou de verificação dos trajetos pela internet?
obrigada, Cida

Gabriel
Mensagens: 581
Registrado em: 06 Mar 2013, 11:02
Contato:

Re: dúvidas sobre rastreamento

Mensagem por Gabriel »

Bom dia Cida,

Respondendo na mesma ordem:
1 - O modo standby é para economizar bateria. Ele somente entra nesse modo se não estiver rastreando. Se estiver com o rastreamento contínuo ele não entrará em standby. Quando está nesse modo de economia ele não armazena nada, pois na realidade ele não está fazendo nada, apenas está esperando receber um comando indicando o que ele deve fazer.
2 - De fato, com o modo GPRS ativado (internet) ele não faz rastreamento contínuo por SMS, somente através do envio pela internet. No entanto há um comportamento variável entre os aparelhos no que se refere aos alertas. Em alguns aparelhos os alertas são enviados apenas para o servidor configurado quando o rastreador está em modo GPRS, em outras situações ele envia por SMS o alerta apenas para o números autorizados, mesmo com o GPRS ativado, e por fim, há aparelhos que enviam para os 2, ou seja, para o Portal e para os números autorizados. Portanto, se estiver ativado o alerta de movimento, então será enviada alguma coisa quando o rastreador identificar que se movimentou, mas você precisa testar para onde seu aparelho envia, se é para o Portal ou para o seu celular (se o seu número de celular estivar como Admin)
3 - Nosso Portal até consegue interpretar o que é recebido por SMS através do nosso gateway (ferramenta do servidor que se comunica por SMS com os rastreadores), mas não é um comportamento apropriado o recebimento de coordenadas por SMS no servidor. Estamos criando ferramentas para monitorar isso e tentar alterar o rastreador para o modo GPRS e, em caso de não conseguir, desabilitar o rastreamento. Mas as coordenadas são armazenadas no servidor durante um certo período, o qual varia de acordo com o plano utilizado.
4 - Ao acessar o Portal você pode ver apenas a coordenada atual ou então acessar o Histórico de Localizações, onde você informa um intervalo de horário para a consulta, e então são mostradas todas as localizações recebidas naquele intervalo de tempo. Ainda estamos implementando a exibição em forma de trajeto, por enquanto são exibidos os pontos todos.
5 - O gasto de energia para os 2 modos não são muito diferentes. O que mais influencia o consumo da bateria é o intervalo de rastreamento utilizado. Quanto menor o intervalo, mais frequente será o envio de coordenadas e, consequentemente, maior será o consumo de bateria. Se você deixar para o rastreador enviar 1 coordenada mediante solicitação (através de ligação) a economia será maior do que deixando no rastreamento contínuo.

OBS: a escolha do plano do chip é muito importante. Sugerimos que seja utilizado um plano com SMS e acesso a internet ilimitados.

Espero ter esclarecido as suas dúvidas. Qualquer outra informação que quiser, entre em contato novamente.
Att,
Gabriel
Equipe Mobiltracker

Responder