Cuidados com a bateria do seu rastreador

A FAQ contém as dúvidas mais comuns dos usuários do Mobiltracker
ricardo.silveira
Mensagens: 39
Registrado em: 20 Fev 2013, 16:58

Cuidados com a bateria do seu rastreador

Mensagem por ricardo.silveira »

Assim como existem inúmeros relatos de celulares que "derreteram" ou "explodiram" o mesmo pode acontecer com seu rastreador.
Na verdade quem explode não é o celular nem o rastreador mas sim a BATERIA deles.
As baterias de íons de lítio armazenam o dobro de energia, são mais leves e mais ecológicos.
Porém, estas baterias exigem muito mais cuidado e explodem mais facilmente. 
No caso de rastreadores a explosão pode ter consequências graves pois geralmente são instalados dentro do painel do veículo , podendo causar um incêndio ou um grave acidente.

Como saber se a bateria está esquentando demais para assim evitar um problema?
A melhor forma logo após a instalação verificar diariamente a temperatura do rastreador colocando a mão nele. O problema é que muitas vezes o acesso ao rastreador é difícil, pois está escondido no painel do veículo ou em local de difícil acesso.
A sugestão é que no primeiro mês de utilização, ele fique num local visível ou de fácil acesso. Cuidando para quando colocar o rastreador no local definitivo, o mesmo, não seja de temperatura excessiva.
Se nada disso não for possível. Fique atento ao bom funcionamento do seu rastreador. Geralmente ao esquentar a bateria se expande, afetando seus componentes eletrônicos e causando comportamentos bizarros.
Então caso seu rastreador começar a demorar para responder SMS e passar a ter comportamentos fora do usual não hesite em levá-lo prontamente ao seu instalador.

Qual a causa das explosões?
A maior causa de explosões é a baixa qualidade e/ou defeito da bateria.
Como a maioria dos rastreadores são "made in CHINA" a preocupação com a qualidade das baterias aumenta mais.
As explosões também podem ser causadas por uma alimentação de energia errada, devido a uma má instalação do rastreador ou problema no sistema elétrico do veículo. Outro motivo, pode ser a exposição do rastreador a um calor excessivo (superior a 60 C).

Veja mais sobre o assunto em:
http://www.tecmundo.com.br/2605-mito-ou ... lodir-.htm