Rastreador não conectado bateria corte com rele não funciona

Dúvidas, configurações e dicas.
juliano1901
Mensagens: 2
Registrado em: 20 Out 2015, 19:22

Rastreador não conectado bateria corte com rele não funciona

Mensagem por juliano1901 »

Recentemente instalei um rastreador TK104 em minha moto,eu nao quero que o rastreador fique recarregando a bateria interna do rastreador atraves da bateria da moto,mas quando desconecto ele da bateria o corte para de funcionar,alguem sabe o motivo? É obrigatorio que fique ligado na bateria? Alguem pode me ajudar?

rafaelmangolini
Mensagens: 22
Registrado em: 23 Ago 2015, 14:34

Re: Rastreador não conectado bateria corte com rele não func

Mensagem por rafaelmangolini »

Boa tarde porque você não gostaria que a bateria de sua moto recarregar a bateria interna de seu rastreador?

segundo ponto este rastreador que você adquiriu não é o mais indicado para motocicletas o ideal seria o tk303G que possui sensores inteligentes e entra em stand by (modo dormir) quando sua moto está parada, consumindo o mínimo de energia possível, não descarregando a bateria de sua motocicleta.

Mas voltando à sua pergunta você pode ligar o fio de alimentação do rastreador no fio pós chave o que eu nao indico, com relação ao bloqueio verifique se foi instalado corretamente pois não era para ter este problema...

juliano1901
Mensagens: 2
Registrado em: 20 Out 2015, 19:22

Re: Rastreador não conectado bateria corte com rele não func

Mensagem por juliano1901 »

Então comprei esse modelo por ter uma bateria interna com maior capacidade e com isso quando precisasse recarregar a bateria eu faria o carregamento com carregador de parede por isso deixei uma espera para fazer o carregamento.
Porque não é indicado colocar o cabo de alimentação no pós chave?
A instalação da parte elétrica me parece estar correta, ja que com o rastreador conectado na bateria da moto tudo funciona normalmente, inclusive o bloqueio.
Mas quando removo os cabos de alimentação do rastreador da bateria o bloqueio não funciona.
Essa minha moto nao uso com muita frequência e por isso optei por um rastreador com bateria com mais autonomia para nao precisar deixar alimentado na bateria da moto.
O bloqueio teria que funcionar mesmo com o rastreador nao sendo alimentado pela bateria?

hceccacci
Mensagens: 3
Registrado em: 18 Fev 2016, 08:39

Re: Rastreador não conectado bateria corte com rele não func

Mensagem por hceccacci »

Respondendo suas duas dúvidas:
Sobre o bloqueio não funcionar só com a bateria do rastreador:
Quando você envia o comando de bloqueio, o rastreador permite que a corrente elétrica passe pela bobina do relay, fazendo com que a chave interna dele seja desligada. A corrente elétrica para se fazer isto é maior do que aquela que a bateria do aparelho consegue suprir, por isso o bloqueio não funciona quando o rastreador não está sendo alimentado pela bateria do veículo.
Isto é feito assim para segurança das pessoas que estão no veículo e também das pessoas que estão em sua volta, no trânsito.
Temos que ter em mente que um sistema de rastreamento é um coadjuvante na proteção do patrimônio (no caso, um veículo). Ele não pode ser o causador de um acidente, portanto, se houver alguma falha no sistema de rastreamento o relay estará sempre fechado, garantindo que o veículo continuará funcionando. Nesta configuração, que é o padrão da indústria, o bloqueio só ocorrerá quando o comando de bloqueio for enviado manualmente para o rastreador instalado no veículo, o que deve ser feito com responsabilidade.

Por outro lado, você pode substituir o relay original (que é do tipo NF = Normalmente Fechado) por um do tipo NA= Normalmente Aberto. Isto fará com que o veículo fique sempre bloqueado e quando você enviar o comando de bloqueio, o sistema acionará o relay e liberará o veículo, mas isto não é recomendado. Faço por sua conta e risco.

Sobre conectar o rastreador no pós-chave ao invés de conectar diretamente à bateria do veículo, isto também não é recomendado, pois devemos manter a bateria do rastreador sempre carregada com sua carga total para que seja usada quando realmente for necessária, isto é, quando o ladrão desligar a bateria do veículo. Lembre-se que toda bateria tem um efeito memória que é causada por descarregamentos e carregamentos curtos, comportamento este observado quando conectado ao pós-chave. Se isto ocorrer com sua bateria ela não funcionará pelo tempo correto caso o ladrão desligue a bateria do veículo.

É isso.

Responder