Página 1 de 1

Comando GPRS não retorna o OK

Enviado: 19 Abr 2014, 23:52
por Valdiran
Olá, Boa noite!
Tenho dois TK102 e ambos estavam funcionando normalmente, utilizo um chip da VIVO e outro da TIM.
Ocorre que há cerca de um mês os dois pararam de emitir os dados ao site Orange, por onde faço o rastreamento. Refiz toda configuração dezenas de vezes, todos os comandos respondem corretamente com o "ok", menos o GPRS, que não retorna nada.
A sequencia que sempre utilizei é essa:

Begin123456
Apn123456 apn.vivo.com.br ou tim.br
Apnuser123456 vivo ou tim
Apnpasswd123456 vivo ou tim
GPRS123456
Adminip123456 <IP> 20157
T030s *** n123456

Todos os comandos respondem OK, mas quando chega no GPRS não recebo nenhuma resposta. Quando eu ligo para o rastreador recebo as coordenadas corretamente por sms.

Alguém poderia me ajudar? Já retirei os chips e testei em um Smartphone e a navegação de internet está perfeita, o saldo está abastecido de créditos, tudo está ok.

Re: Comando GPRS não retorna o OK

Enviado: 20 Abr 2014, 11:02
por douglasnoronha
faço o teste com os chips em um celular e envie o comando de gprs se funciona.
as operadores podem fazer algum tipo de bloqueio.
no marco civil da internet existe uma parágrafo acho, que fala sobre o não bloqueio de qualquer conteúdo, tem que ver se isso se aplica a sms também.
se for bloqueio da operadora, é tentar um contato com a operadora se não houver acordo anatel.

Re: Comando GPRS não retorna o OK

Enviado: 20 Abr 2014, 14:48
por Valdiran
Não entendi bem. Devo colocar os chips em um celular, e de outro aparelho enviar o comando de GPRS para esse celular? Porque eu já testei os chips navegando no smartphone e também enviando e recebendo SMS, e funcionou normalmente. Um amigo, que trabalha com monitoramento de frota havia me alertado de que os rastreadores não homologados, a exemplo do meu, seriam bloqueados, obedecendo a mesma regra dos celulares não homologados, já que o sistema das operadoras não tem como saber se é um rastreador ou um aparelho celular. Será que é isso? Já que os dois rastreadores pararam de funcionar? Você conhece algum modelo de rastreador, homologado? Estou pensando em comprar um pra testar se funciona com o Orange.

Re: Comando GPRS não retorna o OK

Enviado: 20 Abr 2014, 15:33
por douglasnoronha
pelo que vi no site da orange não tem nenhum modelo homologado.

Re: Comando GPRS não retorna o OK

Enviado: 20 Abr 2014, 16:05
por Valdiran
Ok. Obrigado!

Re: Comando GPRS não retorna o OK

Enviado: 01 Jul 2014, 16:42
por Gabriel
Valdiran,

O seu rastreador não possui o comando GPRS123456

O comando responsável por ativar o modo dados dele é o mesmo comando de configuração de IP e Porta (adminip). Por isso o rastreador não respondeu ao comando GPRS.

No entanto, se mesmo depois de enviar o adminip o rastreador não ativou o modo dados, então realmente pode ser um problema no chip ou na operadora.

Quanto ao bloqueio de aparelhos não homologados, isso ainda não está sendo feito, mas a Anatel diz que irá bloquear aparelhos com IMEIs não homologados

Re: Comando GPRS não retorna o OK

Enviado: 02 Jul 2014, 23:02
por Valdiran
Olá Gabriel,

O comando GPRS sempre funcionou nos meus rastreadores, então não entendo o motivo de não estar funcionando. Só posso crer que ambos os aparelhos estão com defeito. Vou adquirir outro e sanar a dúvida definitivamente. De qualquer forma, obrigado pela atenção.