Neste tópico abordamos como pode ser feita a configuração do Portal e do rastreador enviando os comandos por SMS.
Para utilizar o Portal integrado com o dispositivo de rastreamento devem ser seguidos os passos a seguir:
Configuração do Portal
1) Acessar o Portal Mobiltracker (
http://www.mobiltracker.com.br/portal/) e efetuar o cadastro no site;
Imagem24.jpg
Imagem22.jpg
2) Clicar em Dispositivo e informar um nome, o número de telefone, o IMEI do dispositivo e clicar em Salvar Alterações.
Imagem25.jpg
Configuração do Rastreador
Nesta etapa devemos enviar comandos para o rastreador por SMS com o objetivo de configurá-lo para enviar as coordenadas para o Portal Mobiltracker.
É importante observar que, em alguns casos, apresentamos mais de uma opção de comandos para realizar o mesmo tipo de configuração. Para definir qual será usado, o usuário precisará consultar o manual do seu rastreador para saber qual dos comandos é aceito pelo dispositivo de rastreamento.
1) Inserir um chip telefônico no rastreador. Ele deve obrigatoriamente possuir um plano de dados;
2) Configurar o APN
A informação inserida depende da operadora a que pertence o chip do rastreador. Enviar para o número do rastreador uma mensagem de acordo com a operadora utilizada, conforme informado abaixo:
Amazônia: apn123456 gprs.amazoniacelular.com.br
Brasil Telecom: apn123456 brt.br
Claro: apn123456 claro.com.br
Oi: apn123456 gprs.oi.com.br
Telemig: apn123456 gprs.telemigcelular.com.br
TIM: apn123456 tim.br
Vivo: apn123456 zap.vivo.com.br
Sercomtel: apn123456 sercomtel.com.br
CTBC: apn123456 wap.ctbc.br
OBS: aguardar a mensagem de resposta "apn ok!"
3) Configurar Usuário APN e Senha APN
Este comando também depende da operadora utilizada. Abaixo consta lista de Usuário APN e Senha APN de cada operadora:
Amazônia: Usuário: celular / Senha: celular
Brasil Telecom: Usuário: brt / Senha: brt
Claro: Usuário: claro / Senha: claro
Oi: Usuário: oi / Senha: oi
Telemig: Usuário: celular / Senha: celular
TIM: Usuário: tim / Senha: tim
Vivo: Usuário: vivo / Senha: vivo
Sercomtel: Usuário: sercomtel / Senha: sercomtel
CTBC: Usuário: ctbc / Senha: 1212
Alguns modelos podem aceitar diferentes tipos de comandos por SMS. Aqui listaremos 3 possibilidades. O usuário deve verificar no manual do seu rastreador qual desses comandos apresentados são aceitos pelo dispositivo para a configuração de Usuário APN e Senha APN.
- Para configurar Usuário e Senha separadamente, enviar as seguintes mensagens:
apnuser123456 usuario (substituir USUARIO pelo da operadora correspondente conforme informado acima);
apnpasswd123456 senha (substituir SENHA pelo da operadora correspondente conforme informado acima)
OBS: aguardar as mensagens de resposta "user ok!" e "password ok!".
- Para configurar Usuário e Senha juntos, enviar uma das seguintes mensagens:
up123456 usuario senha (substituir USUARIO e SENHA pelo da operadora correspondente conforme informado acima);
ou
user123456 usuario senha (substituir USUARIO e SENHA pelo da operadora correspondente conforme informado acima)
OBS: aguardar a mensagem de resposta "user, password ok!".
4) Configurar IP e Porta do Servidor
Verificar no manual qual das 2 opções apresentadas abaixo é aceita pelo rastreador e enviar mensagem com o comando correto.
adminip123456 54.232.86.64 30001
ou
ip123456 54.232.86.64port30001
OBS: aguardar a mensagem de resposta "adminip ok!"
5) Configurar rastreador para o modo de Dados
Enviar um dos 2 comandos informados abaixo. Verificar no manual do dispositivo qual é o comando aceito.
gprs123456
ou
web123456
Pronto, tanto o rastreador quanto o Portal estão configurados.
Para acompanhar o rastreamento pela web basta efetuar o login no Portal Mobiltracker e a localização de seu rastreador será mostrada no mapa, além de ser atualizada a cada nova coordenada recebida.
Neste tópico abordamos como pode ser feita a configuração do Portal e do rastreador enviando os comandos por SMS.
Para utilizar o Portal integrado com o dispositivo de rastreamento devem ser seguidos os passos a seguir:
[size=130]Configuração do Portal[/size]
1) Acessar o Portal Mobiltracker ([url]http://www.mobiltracker.com.br/portal/[/url]) e efetuar o cadastro no site;
[attachment=2]Imagem24.jpg[/attachment]
[attachment=1]Imagem22.jpg[/attachment]
2) Clicar em Dispositivo e informar um nome, o número de telefone, o IMEI do dispositivo e clicar em Salvar Alterações.
[attachment=0]Imagem25.jpg[/attachment]
[size=130]Configuração do Rastreador[/size]
Nesta etapa devemos enviar comandos para o rastreador por SMS com o objetivo de configurá-lo para enviar as coordenadas para o Portal Mobiltracker.
É importante observar que, em alguns casos, apresentamos mais de uma opção de comandos para realizar o mesmo tipo de configuração. Para definir qual será usado, o usuário precisará consultar o manual do seu rastreador para saber qual dos comandos é aceito pelo dispositivo de rastreamento.
[b][i]1) Inserir um chip telefônico no rastreador. Ele deve obrigatoriamente possuir um plano de dados;[/i][/b]
[b][i]2) Configurar o APN[/i][/b]
A informação inserida depende da operadora a que pertence o chip do rastreador. Enviar para o número do rastreador uma mensagem de acordo com a operadora utilizada, conforme informado abaixo:
[b]Amazônia:[/b] [color=#0000FF]apn123456 gprs.amazoniacelular.com.br[/color]
[b]Brasil Telecom:[/b] [color=#0000FF] apn123456 brt.br[/color]
[b]Claro: [/b] [color=#0000FF]apn123456 claro.com.br[/color]
[b]Oi:[/b] [color=#0000FF] apn123456 gprs.oi.com.br[/color]
[b]Telemig:[/b] [color=#0000FF]apn123456 gprs.telemigcelular.com.br[/color]
[b]TIM:[/b] [color=#0000FF]apn123456 tim.br[/color]
[b]Vivo:[/b] [color=#0000FF] apn123456 zap.vivo.com.br[/color]
[b]Sercomtel:[/b] [color=#0000FF]apn123456 sercomtel.com.br[/color]
[b]CTBC:[/b] [color=#0000FF] apn123456 wap.ctbc.br[/color]
[b]OBS: aguardar a mensagem de resposta "apn ok!"[/b]
[b][i]3) Configurar Usuário APN e Senha APN[/i][/b]
Este comando também depende da operadora utilizada. Abaixo consta lista de Usuário APN e Senha APN de cada operadora:
[b]Amazônia:[/b] Usuário: celular / Senha: celular
[b]Brasil Telecom:[/b] Usuário: brt / Senha: brt
[b]Claro: [/b] Usuário: claro / Senha: claro
[b]Oi:[/b] Usuário: oi / Senha: oi
[b]Telemig:[/b] Usuário: celular / Senha: celular
[b]TIM:[/b] Usuário: tim / Senha: tim
[b]Vivo:[/b] Usuário: vivo / Senha: vivo
[b]Sercomtel:[/b] Usuário: sercomtel / Senha: sercomtel
[b]CTBC:[/b] Usuário: ctbc / Senha: 1212
Alguns modelos podem aceitar diferentes tipos de comandos por SMS. Aqui listaremos 3 possibilidades. O usuário deve verificar no manual do seu rastreador qual desses comandos apresentados são aceitos pelo dispositivo para a configuração de Usuário APN e Senha APN.
- Para configurar Usuário e Senha separadamente, enviar as seguintes mensagens:
[color=#0000FF]apnuser123456 usuario[/color] (substituir USUARIO pelo da operadora correspondente conforme informado acima);
[color=#0000FF]apnpasswd123456 senha[/color] (substituir SENHA pelo da operadora correspondente conforme informado acima)
[b]OBS: aguardar as mensagens de resposta "user ok!" e "password ok!".[/b]
- Para configurar Usuário e Senha juntos, enviar uma das seguintes mensagens:
[color=#0000FF]up123456 usuario senha[/color] (substituir USUARIO e SENHA pelo da operadora correspondente conforme informado acima);
ou
[color=#0000FF]user123456 usuario senha[/color] (substituir USUARIO e SENHA pelo da operadora correspondente conforme informado acima)
[b]OBS: aguardar a mensagem de resposta "user, password ok!".[/b]
[b][i]4) Configurar IP e Porta do Servidor[/i][/b]
Verificar no manual qual das 2 opções apresentadas abaixo é aceita pelo rastreador e enviar mensagem com o comando correto.
[color=#0000FF]adminip123456 54.232.86.64 30001[/color]
ou
[color=#0000FF]ip123456 54.232.86.64port30001[/color]
[b]OBS: aguardar a mensagem de resposta "adminip ok!"[/b]
[b][i]5) Configurar rastreador para o modo de Dados[/i][/b]
Enviar um dos 2 comandos informados abaixo. Verificar no manual do dispositivo qual é o comando aceito.
[color=#0000FF]gprs123456[/color]
ou
[color=#0000FF]web123456[/color]
Pronto, tanto o rastreador quanto o Portal estão configurados.
Para acompanhar o rastreamento pela web basta efetuar o login no Portal Mobiltracker e a localização de seu rastreador será mostrada no mapa, além de ser atualizada a cada nova coordenada recebida.